Gaiteirus

Introdução

Com 11 anos de existência e actuação, este projecto tem por objectivo a divulgação do instrumento Gaita-de-foles, com particular incidência no nosso país, em duas vertentes, aulas e concertos didácticos.

AULAS

Ministradas presencialmente em diferentes locais da zona norte e centro de Portugal, ou à distância através da Escola Virtual Gaiteirus.com, procuramos formar gaiteiros oferecendo-lhes as ferramentas necessárias à compreensão e consciencialização do que é este instrumento. Aptos tecnicamente a interpretar, criar e desenvolver música tradicional ou de raiz tradicional, bem como integrar-lo noutros segmentos musicais.

Esta formação está dividida em dois tipos de plano curricular, um com carácter mais profundo e outro com uma vertente mais livre, explorando apenas as técnicas basilares do instrumento.

O primeiro está voltada para pessoas que queiram aprofundar os seus conhecimentos neste instrumento, a par com o programa estabelecido na Academia de Artes de Chaves, estando habilitados e preparados para efectuar exame de admissão, podendo depois prosseguir os seus estudos para o nível profissional ou superiror. Este compreende na sua totalidade 8 níveis de estudo. Com este plano curricular, os alunos irão explorar o instrumento em todas as vertentes, podendo desta forma integra-lo em qualquer área musical.

O segundo plano curricular está indicado para aqueles que desejam aprender as bases deste instrumento, compreende um plano de estudos de 3 graus.

CONCERTOS DIDÁCTICOS

Este espectáculo consiste numa apresentação interactiva do instrumento para um público de várias idades. Através de diapositivos o espectador vai viajando pelo mundo das gaitas-de-fole, tomando consciência da sua história, origem, diversidade, morfologia, enquadramento sócio cultural do instrumento, em Portugal e no “Mundo”.

Esta actividade têm duração mínima de 1h30, mas em função do público poderá estender-se, terminando sempre com o convite à experimentação dos instrumentos expostos durante o concerto.